Press Release

strongboi

Estreia de strongboi em Portugal

Os strongboi são um projecto nascido em Berlin da colaboração entre Ziv Yamin e Alice Phoebe Lou. Este projecto celebra a amizade de longa data entre Ziv e Alice, colegas de banda na carreira de sucesso que Alice Phoebe Lou construiu no universo indie nos últimos anos, e o seu amor por teclados e sons vintage e uma estética lo-fi.

Os strongboi apresentam-se ao vivo no Porto a 16 de Fevereiro na sua 1ª tour onde apresentam o seu álbum de estreia.

Data: 16 de Fevereiro
Local: Auditório CCOP
Preço do ingresso: 22€
Espectáculo: 21:30h

O mundo alternativo de Alice Phoebe Lou e Ziv Yamin

Os strongboi começaram em 2019 com uma visão lo-fi e como um projecto alternativo à atividade dos dois músicos, onde tinham total liberdade para celebrar a sua paixão por teclados Casio, a que juntavam brinquedos e instrumentos de brincar. Com um novo projecto, ainda sem etiquetas, o duo permitiu-se também explorar e misturar vários estilos assim como dar asas a outras facetas da sua criatividade.

O caminho até o álbum de estreia

Depois de um single homónimo de estreia em Março de 2020 e muito tempo para continuar a explorar as possibilidades dos strongboi graças à pandemia, o duo lançou mais 2 singles ainda em 2020. 

Depois de uma excelente recepção às suas primeiras músicas, o duo evolui para uma banda completa onde se pretende emular estas raízes lo-fi que estiveram na génese do projeto, completando-as com as possibilidades que uma banda oferece. 

Seguem-se mais 3 singles lançados em 2022 – “Cold”, “Unconditional” e “Fool Around” – como prelúdio para um álbum de estreia que viria já em 2023. O álbum homónimo foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Com uma leveza e uma inocência própria de quem não precisa de fazer provas de valor, os strongboi entregam-nos um conjunto de canções que atravessam estilos, mas que se unem na estética retro e na voz inconfundível de Alice Phoebe Lou. 

Essa estética retro e DIY é aliás estendida aos videoclipes dos strongboi que parecem gravados numa antiga câmara de home video VHS, e a todas a fotos promocionais da banda que parecem descoladas de um álbum perdido por anos num sotão repleto de pó e teias de aranha.

O som dos strongboi

As músicas deambulam entre baladas soul jazz, como o magnífico “Cold”, slow disco como “Fool Around”, ou uma espécie de retro trip-hop / easy listening como “Meilia (remix)” que parece saída de uma banda sonora de um filme italiano dos anos 70. No fundo strongboi é um espaço onde Alice Phoebe Lou e Ziv Yamin assumem as suas várias personas sonoras e exploram caminhos musicais que os excitam mas que ficam na gaveta na sua outra vida.

No dia 16 de Fevereiro podemos divertir-nos com eles no Auditório CCOP, numa estreia em Portugal promovida pela Crowdmusic.

Vídeos

Imagens

Acreditação e Informações

Origem

Berlim – Alemanha

Discografia

Álbuns

strongboi (2023)

 

Singles

Cold (2022)

Unconditional(2022)

Fool Aroun (2022)

Tuff Girl (2020)

Honey Things (2020)

strongboi (2020)

 

 

Playlist